segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Gaitada

Tiro liro liro
tiro liro liro
fole de gaiteiro
comprei uma gaita
fiquei sem dinheiro

Fiquei sem dinheiro
mas fiquei contente
toca minha gaita
p'ra tod'esta gente
tiro liro liro
tiro liro liro

P'ra tod'esta gente
toca minha gaita
livre d'arrelias
toca no labor
festas e romarias
tiro liro liro
tiro liro liro

Festas e romarias
toca minha gaita
o pulmão não cansa
gosto da gandaina
todo o povo dança
tiro liro liro
tiro liro liro

Todo o povo dança
olha p'ro velhote
esperava a morte
com esta gaitada
tirou o capote
tiro liro liro
tiro liro liro

Tirou o capote
olha a ti Maria
como ela pula
tinha dor ciática
gaita santa cura
tiro liro liro
tiro liro liro

Gaita santa cura
vai de povo em povo
de som elegíaco
aliviando dores
esta minha gaita
melhor que doutores
tiro liro liro
tiro liro liro

Melhor que doutores
o fole é de pele
e haja pulmão
à frente as palhetas
atrás o bordão
tiro liro liro
tiro liro liro

Atrás o bordão
para se tocar
haja homem de beiço
fino de ouvido
e ágil de mãos
tiro liro liro
tiro liro liro

Jorge 1986

1 comentário:

  1. Como estamos no mês do Natal deixo aqui a homenagem aos gaiteiros de Babe e Lombada, a todos afinal. A minha infância e juventude viu muitos gaiteiros e a gaita sempre me fascinou; seja a solo ou em grupo é sempre espectacular a sua sonoridade rústica.
    A festa dos rapazes era animada pela gaita. Ela ditava as horas profanas e sagradas: a alvorada, rondas procissões... isto é viver, dizermos que estamos vivos como o velhote e a ti Maria.

    ResponderEliminar